Projetos
Do óleo ao sabão
Realizado em 2017, tinha como responsável Isabella Fonseca, na época assessora de projetos, e como gestora Ana Paula Martins, na época diretora de projetos. O objetivo era conscientizar as famílias que fazem parte do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) sobre os prejuízos que o descarte irregular do óleo de cozinha pode causar ao meio ambiente. Além disso, ensinar as famílias a confeccionar o próprio sabão a partir do óleo de cozinha usado.
Sabão confeccionado a partir do óleo Palestra e curso sobre como produzir o sabão
Crotalária
Realizado em 2018 tinha como responsável as assessoras Eliza Scala e Rafaela Carvalho, e como diretoras, Ana Paula e Jéssica. O objetivo era conscientizar a população de ouro branco sobre os perigos do mosquito Aedes aegypti, vetor de varias doenças, como zika, dengue, febre amarela e chikungunya, também podendo causar o desenvolvimento da síndrome de Guilliain-Barre, encefalite e outras complicações neurológicas. Com isso, pensamos em uma solução que foi atrair a libélula predadora desse mosquito através de uma planta chamada Crotalária.
Semente de Crotalária Flor da Crotalária Membros na campanha de divulgação Membros fazendo as mudas para distribuição Membros fazendo as mudas para distribuição
Revitaliza
Realizado no início de 2018, tinha como responsável, Isabella Fonseca, na época, coordenadora do projeto, e teve a contribuição de voluntários e membros do núcleo. A proposta do projeto Revitaliza é reformar espaços públicos, que de certo modo, são negligenciados. A ideia é conseguir doações de materiais de construção e usar a mão de obra dos membros do núcleo.
Reforma do CRAS Ouro Branco Reforma do CRAS Ouro Branco Reforma do CRAS Ouro Branco Reforma do CRAS Ouro Branco Reforma do CRAS Ouro Branco
Solarize
Idealizado em 2016, inativado por alguns anos, o projeto foi retomado pela secretaria de projetos em 2018. Atualmente, encontra-se em fase de testes sob supervisão do diretor de projetos Emerson Barreto. O objetivo do projeto é produzir um aquecedor solar usando materiais de baixo custo. E também chamar a atenção sobre a pouca utilização do sol como fonte de energia térmica no aquecimento da água, num país ensolarado como o Brasil.
Membros pintando as caixas tetra pak Primeiro protótipo Aquecedor em teste